Obtenha mais visualizações com a posição de seus vídeos

Quer potencializar seu negócio e aumentar a sua empresa? Então saiba mais sobre o SEO para o YouTube.
O conteúdo audiovisual tem um grande papel dentro do marketing digital. A estratégia deste tipo de conteúdo está no seu poder de atrair e impactar os telespectadores. Sabendo disso e acompanhando as novas tendências do mercado, o foco agora é investir na maior plataforma para buscas de conteúdo audiovisual do mundo – Youtube.
Vamos então as estratégias para aplicar seus esforços na direção certa:
Quais são as vantagens de investir no SEO para YouTube?
Em 2018, o YouTube quase alcançou a marca de 2 bilhões de espectadores. Isso mostra a alta procura das pessoas por conteúdo audiovisual.
Fazer SEO para Youtube gera tráfego do Google. Isso porque o Google, analisando algumas palavras-chave, entende que um conteúdo audiovisual pode ser a melhor opção. Vale a pena ressaltar que isso ocorre apenas para os vídeos mais bem ranqueados.
Ganhar mais inscritos no Youtube é uma ótima oportunidade de gerar autoridade na internet. Não se limite apenas ao sucesso de seus vídeos, pois a partir deles é possível integrar com outros grandes canais.

Como fazer SEO para Youtube para seus vídeos
Focado nos mecanismos de busca
O YouTube, como um buscador de vídeos, procura proporcionar aos usuários as melhores experiências. Por isso a seleção dos vídeos não é feita de maneira aleatória. Ou seja, este canal tem o seu próprio algoritmo o qual determina a relevância do conteúdo de acordo com a pesquisa.

palavras-chave
As palavras-chaves são importantes em qualquer plataforma de pesquisa. Por isso quando criar seus conteúdos audiovisuais, leve em conta as pesquisas do seu público.
Existem algumas ferramentas de palavras-chave que podem te auxiliar nesse aspecto.
A descrição
A descrição é fundamental dentro do conteúdo audiovisual. Apesar de existirem robôs de busca que leem conteúdos do tipo imagens, áudios, e vídeos, a análise não é feita com precisão. Por isso além de utilizar o próprio vídeo, a SEO para YouTube utiliza campos de texto para definir o quão relevante o seu conteúdo é.
É a partir das palavras-chave da descrição do seu vídeo, que o robô entende do que se trata.
Crie bons títulos
O título é a primeira coisa que chama a atenção de um vídeo. Além de pensar em um título chamativo, pense no algoritmo de busca também. Por isso, foque nas palavras-chave para fazer com que o vídeo seja encontrável. Para posicioná-las da melhor maneira possível, aprenda como os melhores players.

Nome do arquivo
Antes mesmo de fazer o upload, renomeie o arquivo de preferência da mesma forma que o título. Por exemplo: “como fazer um bolo.mp4”

Utilize as melhores tags
Outro fator que auxilia na classificação de um vídeo são as tags. Ao incluí-las, além de ajudar a indicando as palavras-chave foco do seu conteúdo, elas também auxiliam o buscador a selecionar a lista de vídeos relacionados ao assunto.
Ative as legendas automáticas
Já que as legendas promovem acessibilidade aos surdos, por exemplo, ela poderia ser uma das dicas mais relevantes em: “Focando na experiência do usuário”. Mas, como estamos falando de um recurso automático do Youtube, que oferece resultados imprecisos, decidimos colocá-la no tópico focado principalmente nos mecanismos de busca.

Divulgue em outros canais

Vídeos mais acessados ganham mais popularidade no Youtube. Portanto, se você quer fazer SEO para Youtube, não basta apenas utilizar o próprio canal. lance e-mails, compartilhe nas redes sociais e faça todo o tipo de divulgação que puder.

Focando na experiência do usuário
Saiba que neste tópico as sugestões colocam a experiência do usuário em primeiro lugar. E, mesmo que algumas questões não influenciam os algoritmos, elas não deixam de ser importantes para o SEO para Youtube.

Transcreva o vídeo no campo de descrição
A descrição do vídeo é essencial pois além de auxiliar os robôs de busca, torna seu vídeo encontrável. E ainda dará uma prévia do que o usuário irá encontrar. Consequentemente as transcrições proporcionam mais engajamento com o espectador.

Crie uma capa de vídeo chamativa
A capa é o cartão de visita do seu vídeo. Portanto não esqueça de otimizar este detalhe, por uma imagem de impacto, que funcione como um teaser do que será abordado, é uma das maneiras mais utilizadas para aumentar a taxa de cliques do seu vídeo.

Busque sempre qualidade nos vídeos
Se você já seguiu todos as nossas dicas até aqui, a tendência é que o número de espectadores que encontrem o seu vídeo cresça exponencialmente. Porém, caso o seu vídeo seja de baixa qualidade, todo o trabalho feito terá sido em vão.

Muitas vezes, trabalhar com câmeras, microfones e cenários profissionais não é viável. No entanto, com smartphones e outros aparelhos mais acessíveis, resultados satisfatórios ao espectador. Sendo assim, sempre foque na resolução dos seus vídeos, mas lembre-se que ela não é o único determinante da qualidade dele.

Assim como a qualidade de imagem e áudio, saber se comunicar através de vídeos também é um fator primordial. É verdade que alguns possuem mais facilidade que outros para falar em frente às câmeras. Mas, em todos os casos, é necessário um roteiro e conteúdo relevante para engajar o público.

Não esqueça das call to action
Agora que você já possui um vídeo de alta qualidade, esclarecedor e que atrai muitos visitantes, está na hora de levar os usuários ao próximo passo, pois uma vez que você entregar conteúdo relevante, ele se sente mais confortável a se inscrever, acessar suas redes sociais e até adquirir um produto.

A CTA ou call to action é essencial neste processo. Muitas vezes o espectador simplesmente esquece de realizar uma ação após assistir e já parte para o próximo vídeo. Portanto cabe a você lembrá-los de “retribuir” o seu conteúdo que foi disponibilizado gratuitamente.

Lembre-se que as chamadas para ação funcionam como uma troca, ou seja, você oferece conteúdo educativo e gratuito e recebe em troca novos fãs e até clientes interessados em sua oferta.

Peça compartilhamentos e likes
Vídeos com bons números de compartilhamentos e curtidas tendem a informar o algoritmo do Youtube que aquele conteúdo está engajando os usuários.

Todavia, mais do que isso, a partir dessas interações você saberá como está o desempenho dos vídeos. Isto é, eles mostram se o espectador está satisfeito e até se a call to action inserida no vídeo está gerando resultados. E caso não esteja, lembre-se de fazer testes: coloque a CTA no começo, no final ou até dando uma pausa durante a explanação do vídeo.

Estimule os comentários
Assim como os compartilhamentos e likes, os comentários seguem a mesma linha de raciocínio do tópico anterior. Ou seja, eles são uma forma de interação entre marca e consumidor.

No entanto, separamos eles em outro tópico, pois além de permitirem uma comunicação mais pessoal que, consequentemente, aproxima a marca do usuário, eles também oferecem feedbacks precisos sobre o conteúdo destacado.

Então peça muitos comentários e nunca se esqueça de responder cada um de maneira personalizada. Eles são a melhor maneira de criar uma relação de confiança, conquistar espectadores fiéis, bem como saber quais são as principais dúvidas não esclarecidas – essas que ajudarão nas pautas dos próximos vídeos.

Não se esqueça das lives
Os vídeos ao vivo surgiram como um recurso que revoluciona toda a maneira como nos comunicamos na internet. Isso porque, além de serem postos como destaque pelos próprios buscadores, por meio deles é possível criar dinâmicas únicas.

Por fim, traremos um dos recursos mais novos e relevantes oferecidos pelos canais digitais – as lives.

Os vídeos ao vivo surgiram como um recurso que revoluciona toda a maneira como nos comunicamos na internet. Isso porque, além de serem postos como destaque pelos próprios buscadores, por meio deles é possível criar dinâmicas únicas, nunca feitas antes em todo o marketing.

Então utilizar deste novo recurso traz novas possibilidades para o seu negócio, como a troca de mensagens e recebimento de feedbacks em tempo real. Assim, pode-se dizer que a partir delas é possível conhecer ainda mais as características do seu público e, consequentemente, otimizar toda a maneira como você oferece conteúdo aos seus clientes.

Como fazer SEO para Youtube para o seu canal?
Até agora falamos das otimizações feitas individualmente para cada vídeo. Porém a partir do momento em que os espectadores acessam seus vídeos constantemente, a página do seu canal também começa a ser mais acessada.

Portanto, mostraremos agora como fazer SEO para Youtube pensando em criar um público fiel a partir destes canais.

Otimize a página do canal
Agora que você já possui bons vídeos para atrair usuários para o seu canal, é hora de dar o melhor a eles dentro dessa página. Separamos todos os aspectos que influenciam na aprovação ou não dos usuários em relação ao seu canal.

Capa e logotipo: Estes são, provavelmente, os aspectos visuais que mais chamam a atenção dentro de um canal. Então se você quer engajar o usuário, insira seu logotipo e faça uma capa que siga a mesma identidade visual.
Vídeo de entrada: Este é um vídeo que roda automaticamente para quem entra no seu canal. E apesar de opcional, nele é possível inserir um vídeo que já foi bem avaliado, assim o espectador conhecerá o melhor que você tem a oferecer. Não esqueça de escolher um vídeo atemporal ou de acordo com a sazonalidade.

Busque parcerias com outros canais
Por fim, principalmente se você ainda não conquistou autoridade no Youtube, busque referências do seu nicho para fazer parcerias. Ou seja, ofereça conteúdos relevantes para que outros canais publiquem o seu vídeo, busque fazer lives compartilhadas e até insira, em seu canal, vídeos com participação de algum influencer.

E lembre-se que mesmo fazendo parcerias com um canal menor que o seu, elas não deixam de ser uma oportunidade de ganhar tráfego e novos inscritos.
Envolvimentos (comentários, compartilhamentos, likes, etc).
Assim, tendo uma visão geral do desempenho de cada vídeo e do próprio canal, será mais fácil tomar decisões. Isto é, conhecendo o comportamento do público você poderá fazer novamente o SEO para Youtube, porém de maneira mais otimizada.