Releases – Termos e Observações

Roadmap do app 

Em informática, um Roadmap é uma espécie de “mapa” ou lista que visa organizar as metas de desenvolvimento de um software. 

 

Importante: Durante a execução do Projeto, eventuais ideias e novas implementações são registradas no Roadmap da Aplicação para projetar e implementar em futuras versões. Caso seja inevitável a inserção na versão corrente, havendo viabilidade técnica, serão tratadas como extensões do projeto e faturadas à parte.

 


 

Normas e procedimentos

 

1. A norma ISO/IEC 14143-1 padroniza a definição de conceitos para medição de tamanho funcional de software. Portanto, todo método de medição do tamanho funcional padronizado pela ISO deve observar os princípios definidos nesta norma. A Análise de Pontos de Função do IFPUG é padronizado pela ISO sob a norma internacional ISO/IEC 20926. A medição pode ser aproximada usando heurísticas como as descritas na Contagem Antecipada da NESMA, incorporada ao Roteiro de Métricas de Software do SISP elaborado pelo Governo Federal – 28 / 10 / 2021, o IFPUG libera o Ponto de Função Simples (ou Simple Function Point) com o objetivo de aplicar uma nova métrica, passível de conversão em pontos de função, que exige menos informação sobre os requisitos e alcança resultados próximos aos da APF de uma maneira mais simples.

2. É recomendado ao Cliente elaborar junto aos especialistas, o mapeamento de riscos. Este mapeamento tem o objetivo de subsidiar ações do Cliente para reduzir ou eliminar riscos ao bom uso da aplicação.

3. A aplicação deve seguir cores e logotipo da Identidade Visual fornecida pelo Cliente. Outras definições seguem o Modelo Padrão de Design e Experiência do Usuário(UX) pré-definido pelo Fabricante. 

 

 


Observações técnicas

 

A Análise de Pontos de Função (APF) é uma medida de tamanho de claro significado para os negócios. Primeiramente, publicada por Allan Albrecht da IBM em 1979, a APF quantifica as funções contidas em um software em termos que são significativos para os seus usuários. A medida relaciona-se diretamente com os requisitos do negócio, que software pretende abordar. A manutenção e evolução do método está aos cuidados do Grupo Internacional de Usuários de Pontos de Função (IFPUG).

Para conduzir uma contagem de pontos de função devem ser executadas as seguintes atividades, a fim de identificar e classificar os componentes funcionais básicos – Arquivos Lógicos Internos (ALI), Arquivos de Interface Externa (AIE),  Entrada Externa (EE), Saída Externa (SE) e Consulta Externa (CE):

  1. a) reunir a documentação disponível;
  2. b) determinar o escopo e a fronteira da contagem, identificando os Requisitos Funcionais do Usuário;
  3. c) medir as funções de dados;
  4. d) medir as funções de transação;
  5. e) calcular o tamanho funcional;
  6. f) documentar a contagem de pontos de função; e
  7. g) reportar o resultado da contagem de pontos de função / conversão em horas