Ensino a distância supera o presencial

Segundo um estudo em 2018 foram abertas 7 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e 6 milhões em cursos presenciais.

Total de estudantes
O Brasil tem 8,4 milhões de estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior, 24,6% deles em Escolas públicas. Um total de 3,4 milhões de estudantes ingressou em cursos de graduação em 2018. No mesmo ano, 1,2 milhão de estudantes concluíram a educação superior. As informações do censo foram coletadas em 2.537 Escolas, 2.238 delas privadas. Neste grupo, estão matriculados 75% dos estudantes, cerca de 6,3 milhões de alunos.

Além destes dados, o Censo oferta informações sobre:

vagas e cursos oferecidos;
financiamento estudantil;
perfil dos docentes;
curso presencial e a distância;
recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.

Censo da Educação Superior
O objetivo do levantamento é oferecer mais informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, bem como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior.

O Censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas do setor, além de contribuir no cálculo de indicadores de qualidade como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Referência:
https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2019/09/ensino-superior-a-distancia-supera-presencial-em-2018