Como Criar Cursos Online!

Criar cursos online é uma das melhores formas de transmitir conteúdo rico e educativo de maneira clara. As videoaulas permitem uma riqueza de detalhes que os ebooks e audiobooks não possuem pela limitação do próprio formato.

Vídeo é ideal para assuntos mais difíceis de entender, que precisam de explicação, mas também podem encaixar em assuntos mais simples também. Essa versatilidade abre as portas para explorar o conteúdo até onde a criatividade lhe permitir.

Se você pensa em criar um curso online com muita qualidade, nesse material, você aprenderá como desenvolver conteúdos audiovisuais e vendê-los na internet!

Como criar cursos online?
Então vamos lá! Aprenda como criar um curso online desde o começo até a pós-produção.

PASSO #1: Defina um nicho e o cliente ideal para seu curso
PASSO #2: Escolha o formato do conteúdo
PASSO #3: Faça o roteiro do curso online
PASSO #4: Escolha uma câmera, um microfone e monte o estúdio / cenário
PASSO #5: Edite os vídeos
PASSO #6: Hospede suas videoaulas
PASSO #7: Use o marketing digital para divulgar seu curso
PASSO #8: Participe de um Programa de Afiliados

Etapa 1: Pré-produção

Defina as características do seu projeto
Definir características do seu projeto é definir a data de início e de término.

Defina também qual será o custo de produção do seu curso.

É importante anotar os gastos que você vai fazer, mas no final do curso, dependendo dos resultados, isso será recompensado!

Escolha seu nicho de mercado
O primeiro passo tem que ser escolher seu nicho, isso vai guiar a sua estratégia de vendas.

Se você já tem um nicho definido, muito bem. Se ainda não tem, será preciso passar por alguns passos antes de fazer sua escolha. São eles:

1. Analisar as Possibilidades
2. Avaliar oferta
3. Entender as Tendências
4. Analisar a Concorrência
5. Escolher o seu nicho e o tema do seu curso

Vamos passar por cada um deles.

1. Analisar as Possibilidades: se você não em mente o que produzir, aqui tem algumas opções para surgir idéias.

Observe ao seu redor e busque identificar algo em comum que as pessoas queiram aprender e que você possa ensinar.Exemplo: você percebe que muitas pessoas ao seu redor têm dificuldade para cumprir com metas e procrastinam constantemente? Você pode estudar técnicas de produtividade, testá-las e ensinar outras pessoas a fazê-las.
Identifique habilidades e características pelas quais você é admirado e pense em como pode transformar seus talentos em ensinamentos.Exemplo: você é uma pessoa muito amigável e sabe como conquistar amigos e parceiros. Que tal ensinar seus métodos a quem é mais tímido?
Procure alguém que é bom nisso: se você não tem uma idéia ainda para transformar em videoaulas, pense nas pessoas que estão ao seu redor: amigos, família e etc.. e sugira uma produção em parceria! Tipo: Sabe aquele amigo ou parente que trabalha em tal coisa? Pode ser uma ótima opção convidá-lo para produzir um curso completo daquele trabalho!

2.Avaliar oferta:depois que você anotou quais assuntos, observe se há público para eles. Ferramentas como o Google Keyword Planner poderão te ajudar a entender o número de buscas sobre determinado assunto no Google, o maior buscador online.

3. Entender as Tendências: Use ferramentas gratuitas tipo o Google Trends, essas ferramentas vão mostrar a tendência de temas.

4. Analisar a Concorrência: observe o que seus concorrentes estão falando sobre este assunto. É importante que você veja todo tipo de material: textos, áudios, vídeos e tudo que falar acerca do seu tema.

Essa pesquisa é fundamental para que seu material seja completo e para que tenha muita qualidade. Uma maneira interessante de fazer o seu benchmark é abrir a janela anônima do seu navegador e fazer uma pesquisa no Google com os termos ligados diretamente ao seu assunto.

Quando você pesquisa algum site exemplo: Como fazer bolo de caneca.., verifique todos os resultados das primeiras páginas e veja como abordam.

O objetivo é identificar os pontos fracos e fortes dos seus oponentes para ter um parâmetro ao criar seu material.

5. Escolher o seu nicho e o tema do seu curso: uma vez que você decide o tópico do seu produto digital, é fundamental que você domine o assunto que irá ensinar.

para descobrir algumas dúvidas das pessoas acerca do seu assunto e aqueles termos relevantes que estejam no mesmo lugar que o seu.

Por que isso é importante?

Por que só assim você será possível e capaz de construir o material mais completo.

Depois de analisar material

Defina o cliente ideal
Agora que você já escolheu o tema do seu curso, observe e escolha qual é o seu cliente ideal.

A pesquisa pode ser feita com sua audiência, se você tiver uma, ou com o público igual ao seu.

Na sua pesquisa, tente fazer perguntas que descrevam o perfil sociodemográfico e características comportamentais. Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:

Idade, gênero e demais informações pessoais.
Como é o seu dia a dia profissional?
Qual é a sua dificuldade no trabalho?
O que você mais valoriza em seu trabalho?
Quais são seus objetivos profissionais?
Quais assuntos você se interessa?
Como você busca se informar sobre esses assuntos?
Quais canais você mais utiliza na internet?
Você é acostumado a fazer compras pela internet?
Você já comprou algum material online para estudar?
Quanto mais detalhes você souber, melhor.

E também você pode utilizar o Facebook Audiences Insights, que dará informações não muito detalhadas, mas é relevante para sua pesquisa. É só acessar o endereço da ferramenta e inserir nos campos à esquerda.

Veja:

imagem do Facebook audience insights

No final, você deverá preencher um quadro, como o exemplo abaixo:

ilustração de um quadro de personas

Escolha o formato do curso online

Neste programa, também conhecido como área de membros ou membership, seu conteúdo ficará hospedado na plataforma que você escolher. Após efetuarem o pagamento, seus alunos receberão um login com senha para acessarem o conteúdo, que ficará disponível pelo tempo que você determinar.

Ainda dentro desse formato, você pode disponibilizar todo o conteúdo de uma única vez, ou liberar cada módulo periodicamente, com a frequência que preferir.

Esse modelo se destaca por dois motivos principais:

Receita recorrente: um dos fatores mais vantajosos para investir no modelo de assinatura é a possibilidade de gerar receita recorrente. Você pode prever quanto irá faturar no próximo mês e poderá trabalhar suas próximas estratégias com base no seu lucro.

O aluno permanece mais envolvido com você e seu conteúdo e pode a acompanhar as aulas na medida em que você disponibilizar o conteúdo. Desse modo, você tem mais chance de aumentar seu Lifetime Value, ou seja, o valor que seus clientes estão dispostos a gastar durante o período de relacionamento com seu produto.

Estruture o curso
Agora é o momento de criar o esqueleto do seu curso, também conhecido como outline.

Vamos supor que você criou um curso sobre como ter mais alunos no ambiente de trabalho.

Você deve colocar todos os tópicos que sejam relacionados a esse assunto.

Por exemplo:

Como chamar a atenção dos alunos;
Como mantê-los concentrados;
Como atrair alunos;

Atenção: o que vai te ajudar bastante na definição dos temas é a pesquisa prévia sobre sua persona. Se você conhecer bem o seu cliente, você saberá o que ele quer aprender. Outro ponto é conhecer a sua concorrência.

Ainda neste tópico, é importante lembrá-lo que em uma área de membros você pode utilizar outros recursos dentro do seu curso, além das videoaulas.

Etapa 2: Produção
Faça um roteiro para sua videoaula
Você já tem uma noção de como será o seu curso? se sim, Vamos então falar sobre sua aula.

Seus vídeos devem ser bastante atrativos e envolventes para que seu aluno fique ligado no que você tem a dizer e realmente aprenda o conteúdo. Cada aula deve ter um roteiro.

Mesmo que você saiba muito bem sobre o conteúdo, o roteiro vai te guiar para que suas aulas tenham uma boa técnica de ensino com início, meio e fim.

Acompanhe nosso guia rápido:

1. Defina o conflito

Cada aula será dedicada para resolver um problema e apenas um. Isso é o que chamamos de conflito. Para guiar o roteiro, escolha qual é o conflito de cada videoaula, respondendo às questões:

– O quê?
– Para quê?
– Para quem?
– Onde?
– Como?

Exemplo: A aula 1 ensina por meio de exemplos e provas, maneira de harmonizar vinhos e queijos para que os alunos possam fazer uma recepção em casa.

2. Fragmente sua aula

Para você compreender melhor, sua aula tem que ser dividida em partes. Se falarmos de um curso de inglês, podemos dividi-la da seguinte maneira:

Problematização:

Esse é o momento que você apresenta o assunto e a solução para o aluno e explica o que ele terá aprendido ao final de sua aula.

Conteúdo:

É a hora em que você ensina o conteúdo da aula.

Prática:
Na prática é a hora em que os alunos fazem às atividades do que aprendeu, você pode dar exercícios em grupos ou do que você preferir.

Se isso não funcionar, Faça uma atividade para seus alunos praticarem antes de irem para a próxima aula, assim, será mais fácil para eles lembrarem o que aprenderam.

Desfecho:
Você pode pedir para que ele deixe um comentário dizendo o que achou da aula ou perguntando algo que não tenha sido esclarecido e, claro, convide-o para o próximo vídeo!

Exemplo: “Gostou da aula?, deixe seu comentário!”

3. Atente-se à duração da aula

Sua aula tem que ser dinâmica para o aluno assistir todos os módulos até o final. Depois de escrever seu roteiro, grave um áudio para identificar quanto tempo terá o seu vídeo.

4. Revise o seu roteiro

Vamos falar neste material complementos para seu curso! Falaremos também sobre trilha sonora, edição e informações sobre a câmera!

Escolha uma câmera
A câmera faz toda a diferença por conta da qualidade do vídeo, mas não será preciso comprar todo material,. Também tem a possibilidade de alugar ou contratar um profissional/produtora para ajudar com a captação de imagem.

Vamos dar 5 dicas de câmeras abaixo;

Smartphones
DSLRs
Action cam
Camcorders
Compactas
Smartphone

Prós: É muito fácil de usar; praticamente todo mundo tem um smartphone, Além de ser portátil é muito prático.

Contras: a qualidade da imagem e a resolução, geralmente, não são tão boas quanto de câmeras profissionais, ainda mais para fins profissionais. mas também tem smartphones que filmam em alta resolução, inclusive, em 4k. Se for o seu caso, considere esse recurso!

Faixa de preço: R$ 400 – R$ 4.000

Compacta

As câmeras compactas é conhecida popularmente por; câmeras digitais E são as melhores opções para quem não faz ideia de onde começar, e são pequenas e baratas.

A maioria é completamente automática, o que pode ser muito útil se você não tiver muita noção de captação, e alguns modelos oferecem opções manuais, como controle de exposição e gravação em vídeos HD,

foto de câmera compacta

Prós: elas são leves, fáceis de configurar e têm um preço mais acessível.
Contras: a qualidade de imagem é pior e os recursos são limitados.

Faixa de preço: R$ 300 – R$ 800

Action cam

As action cams têm corpo leve e resiste muito bem. Elas ficaram bem famosas, em 2011.

Prós: é própria para condições extremas.

Contras: o zoom e a exposição são limitados. Dependendo do modelo que adquirir, a qualidade de vídeo e a foto podem deixar a desejar.

Faixa de preço: R$ 700 – R$ 2.900

Camcorder

Normalmente, as imagens geradas pela camcorder não são ótimas, mas dado o valor do equipamento, é justa. Elas são pequenas e muito fáceis de operar, e contém alguns recursos manuais: como controle de áudio, foco e zoom.

Prós: são leves, fáceis de operar, costumam ter boa autonomia de bateria e bom tempo de gravação.

Contras: a qualidade de imagem não é ótima e elas não possuem recursos avançados.

DSLR

As DSLR é conhecida por ter lente intercambiável, tipo, é possível trocar de lente de acordo com o seu objetivo.

Prós: É a câmera mais usada por fotógrafos e videomakers. Oferece uma imagem de excelente qualidade e recursos avançados.

Contras: normalmente, são mais pesadas e sem ergonomia para vídeo.

Faixa de preço: R$ 1.500 – R$ 13.000

Escolha o microfone
De um modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com a imagem ruim do que com um som ruim, então, a nossa dica é investir na compra ou aluguel de um microfone.

Lapela: são pequenos e discretos e você pode prender em sua roupa. Você consegue encontrar modelos com preços bons que possam ser ligados em seu próprio celular.

Smartphone: Se você não quer gastar muito, o seu próprio celular pode ser uma boa opção para ser um gravador. Faça um teste antes de qualquer coisa, deixe o aparelho próximo a você, grave e confira se é possível produzir som sem ruído.

Direcional: microfones direcionais servem para captar o som ambiente e podem ser integrados a uma câmera DSLR. Se você pretende gravar com mais pessoas, esse é indicado.

Monte um estúdio/cenário
Neste momento vamos falar um pouco sobre o ambiente de gravação, Você pode montar o seu cenário, ou você pode preferir estúdio mas ele é um pouco mais caro, ou se você já tem um isso é ótimo.

Cenário: é muito importante você escolher um lugar calmo. Evite janelas perto da rua, que captam barulho de buzinas ou que tem fluxo de pessoas passando. use um fundo branco para sua audiência não perder a concentração de seus alunos.

Iluminação:a forma menos cara de ter uma iluminação é a luz do ambiente, posicionando-se próximo a uma janela e a luz. Também é possível utilizar luminárias fluorescentes para auxiliá-lo. E você pode comprar um iluminador LED.

imagem de um estúdio que pode ser montado para criar cursos online em vídeo

Tenha uma boa performance frente às câmeras, não deixe sua aula muito monótona.

Grave alguns testes diante da câmera e assista-os. isso te ajudará a ficar melhor cada vez mais!. Pedir opinião para pessoas de como ficou o vídeo não faz mal a ninguém né?!

você pode assistir algumas aulas online de professores, para ver como eles posicionam a câmera e outros equipamentos.

Edição de vídeos

Algumas câmeras já vêm com cartão de memória ou um cabo USB para transferir arquivos ou coisas do tipo, É só conectar no computador e transferir os arquivos.

Depois de passar os arquivos para o computador, você precisa escolher o seu programa de edição.

Os mais populares são:

Adobe Premiere: É muito utilizado por videomakers profissionais. Se você planeja fazer muitos vídeos, esse é o recomendado. Compatível com Windows e Mac. Software pago.

Final Cut: possui uma interface amigável e intuitiva. Também é recomendado caso você tenha interesse em trabalhar profissionalmente com vídeos. Compatível com Mac. Software pago.
Shotcut: É uma versão gratuita e é muito bom para quem está começando! É compatível com Linux, Windows e Mac. Software gratuito.

Trilha sonora

Agora vamos falar sobre trilha sonora. A trilha sonora, é o que transforma um vídeo monótono em um conteúdo interessante. É o que vai ajudar a prender a atenção de sua audiência e fazer com que ela fique com você até o final, principalmente se sua aula tem informações valiosas!

Algumas trilhas sonoras tem direitos autorais, Plataformas como o YouTube, por exemplo, possuem um banco de dados exclusivo para identificar a licença de músicas e vídeos. Se o seu vídeo infringiu alguma regra, ele até pode perder o áudio, ser bloqueado e sua conta pode levar uma advertência. Se você levar três advertências, a conta será bloqueada por tempo indeterminado.isso é um ponto bem ruim.

Para evitar esse tipo de problema, você pode escolher essas seguintes alternativas:

Comprar a licença ou ter a permissão do autor
Você pode ter músicas populares, A diferença é que a música popular pode ser muito cara ou até mesmo inacessível dependendo do compositor.

Procurar por licenças públicas
Existem várias licenças públicas, entre elas, o domínio público e a licença Creative Commons.

Creative Commons oferece diversas opções de licenciamento, Por exemplo, você pode usar uma música que ele criou, livremente, contanto que dê os créditos da forma que o autor deseja, Os autores podem especificar algumas condições.

Como adquirir uma trilha sonora?

Trilhas sonoras gratuitas:

O Free Music Archive, conhecido como FMA. Ele é da língua inglesa, mas se isso não for te atrapalhar, é uma ótima idéia!

Trilhas sonoras pagas:

Se você pensa em colocar várias músicas no seu projeto, é mais interessante você buscar por serviços de assinatura. Tem o ArtList, você paga um valor anual para poder ter acesso a todas as músicas, podendo baixar 20 músicas por dia.

Dica de ouro:

Fique atento ao volume do seu vídeo. A música não pode estar muito alta, pois algumas pessoas se irritam, mas também não pode estar tão baixa. No caso da videoaula, o foco deve ser a quem estiver apresentando o conteúdo.

Etapa 3: Pós-produção
Precifique seu produto
Precificar seu produto digital vai muito além de definir qual a margem de lucro você deseja obter. Você deve identificar qual o valor gerado ao seu aluno, a qualidade do produto e como seus concorrentes atuam e precificam produtos similares ao seu.

Definir um preço baixo não é garantia de grandes vendas e pode até desvalorizar seu produto.

E valores muito altos podem afastar clientes, Para definir um preço bom, considere as informações abaixo.
Investimento total: considere todo o dinheiro investido na produção de suas vídeoaulas: compra e aluguel de equipamentos, roupas, decoração, tempo de contratação de editor e o tempo gasto para a produção do conteúdo em si.

Concorrência: Pesquise alguns preços concorrentes e use como referência para definir seu preço.

Público: Pesquise se seus clientes tem o hábito de comprar produtos digitais e qual o preço médio que eles estão acostumados ou disposto a pagar por um curso.

Valor agregado: O que seu conteúdo gera a seus alunos é um ponto importante para definir o preço final de seu produto. Se a sua proposta de valor for alta, não tenha medo de definir um preço justo para suas vídeo aulas.

Hospede suas videoaulas
Depois de tudo pronto, o seu curso online deve ser ficar em algum lugar na internet, que é onde você vai vender. então você deve procurar uma plataforma para cursos online ou EAD. Como você preferir chamar.

Depois de escolher uma área de membros para abrigar seu curso,você deve manter tudo sob controle, agilidade para entregar o produto logo após a compra, e ver se seus resultados melhoram ou pioram cada vez mais.

Tem uma plataforma que pode te ajudar nisso, é a Hotmart Club

Divulgue e venda seu curso
Sempre lembre que um produto bem feito só tem valor se for apresentado ao público certo. então vamos dar umas dicas abaixo.

Página de vendas
Você precisará dessa página para que seus clientes conheça seu produto e os benefícios quando comprá-lo.

E-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma mais barata para engajar seu público e gerar conversão. Uma vez que o usuário lhe dá permissão para conversar diretamente com ele por e-mail, é possível estabelecer estratégias para o estágio do funil de vendas em que ele se encontra.

Redes sociais
A rede social é muito importante para você ganhar mais audiência e mais seguidores, e elas também torna você mais perto do seu público.

Blog
O blog é uma das melhores maneiras de criar conteúdo que engaje e acrescente real valor aos seus visitantes. Com o blog você pode manter seu público bem informado das atualização que você fará e mais notícias,. Esse tipo de estratégia é nomeada como marketing de conteúdo e, se associada a um bom trabalho de SEO, trará muitas visitas orgânicas ao seu blog.

Programa de Afiliados
O programa de Afiliados é ideal para aqueles produtores que desejam dar clareza ao seu produto para realizar mais vendas. se você escolher participar de um programa de Afiliados, o Produtor pode contar com os Afiliados, eles farão a divulgação dos seus produtos em troca de uma comissão. Essa é uma das melhores técnicas para alavancar suas vendas.

Publicidade paga
A opção pela publicidade paga te dará resultados a curto prazo, enquanto a estratégia orgânica deve ser trabalhada a médio e longo prazo.

Você pode fazer anúncios em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram e utilizar outros canais como Youtube e Google. Há também a possibilidade de anunciar em sites de notícias.

Por meio da publicidade paga, você pode segmentar o público para o qual você deseja aparecer, que será um possível comprador do seu produto. Novamente, sua persona será muito útil nesse processo.

Para entender mais sobre esse assunto, leia nosso post sobre como investir em publicidade paga sem perder dinheiro.

Conclusão
Como você deve ter percebido, a montagem de um curso com videoaulas é mais trabalhosa e demanda um investimento maior de tempo e, possivelmente, de dinheiro. Mas como citamos ao longo deste post, esse investimento vale muito a pena devido à qualidade do material final e do valor agregado que pode ser atribuído a ele.

Esperamos que este material lhe seja muito útil e lhe traga bons resultados. Bons negócios para você!

Quer transformar o seu conhecimento em um curso online, mas não sabe como começar? Conheça o Desafio 30 Dias e aprenda tudo o que você precisa para entrar com tudo nesse mercado.