Por que legendar vídeos para o YouTube?
Imagine a seguinte situação: Você está em um ônibus cheio de pessoas, e então você olha pela janela, vê o trânsito, os carros buzinando, as pessoas falando, um caos só.
Por sorte você está sentado e, como de costume está com o seu fone, e então decide assistir a um vídeo no YouTube. Mesmo sem os fones de ouvido, você consegue assistir o vídeo porque ele está legendado.
Bom, essa é uma das tantas situações em que a legenda faz a diferença. Antes de começarmos, vamos entender um pouco a importância das legendas.
O Brasil possui um total de 202 milhões de habitantes e 9,7 milhões deles são surdos.
Segundo uma pesquisa, 85% dos usuários do Facebook assistem os vídeos sem áudio.
Com as legendas, é possível encontrar os vídeos com mais facilidade e, facilita os mecanismos de busca a compreenderem melhor sobre se trata o seu vídeo.
Vamos entender 2 tipos de legendas que você pode usar.
Legendas para vídeos
Existem 2 tipos de legendas: As externas e as embutidas.
Legendas externas
Esse tipo de Legenda não faz parte do vídeo. Logo após a edição, é feita a transcrição do áudio baseado no vídeo em si.
A vantagem desse tipo de legendagem é que, depois que você subir o vídeo para o YouTube, é possível corrigir algum erro despercebido. Se o vídeo será com ou sem legenda depende do usuário.
Legendas embutidas
Como o próprio nome já diz, a legenda embutida faz parte do arquivo do vídeo. Logo após o upload, ela será exibida automaticamente para o público
Bom essa é justamente a desvantagem desse tipo de legenda: a legenda estará embutida no vídeo, então não terá a opção de extraí-la. E se houver algum erro, o processo exige mais.
Legendar vídeos no YouTube.
1.Transcrevendo o áudio
Primeiramente é necessário assistir o vídeo todo e, baseado nisso escrever em um bloco de notas por exemplo, tudo o que está sendo dito. Fique atento a erros de ortografia e digitação.
2. Incluindo a legenda
Agora que seu áudio já está transcrito, é só incluir o texto na plataforma. Dentro do seu canal, vá até “Gerenciador de vídeos”, encontre o vídeo que você deseja e clique em editar.
Agora selecione “legendas no cabeçalho”.
Agora você terá a opção de editar a legenda gerada do próprio YouTube ou subir o seu texto e sincronizar com o vídeo.
Na próxima tela, escolha Transcrever e sincronizar automaticamente
Transcrever legendas e sincronizar no YouTube
Agora cole tudo o que você transcreveu na caixa de texto do YouTube e clique no botão azul “Ajustar tempo”.
3. Revisando a legenda
Esse é o momento de revisar a legenda que você adicionou. O YouTube leva alguns minutos para sincronizar o seu texto com o vídeo. Em seguida clique no arquivo em rascunho.
O YouTube tem a função de edição. Assim é possível acrescentar ou excluir alguma fala e sincronizar as falas com o áudio.
Depois que ajustar, certifique-se que já está tudo certo.
4. Publicando as legendas
Quando tudo já estiver pronto e revisado, clique em salvar alterações! Pronto, suas legendas irão aparecer como publicadas.
Agora as pessoas que entrarem no seu canal, poderão assistir os vídeos legendados ou não. Ótimo trabalho!