5 razões para usar vídeos em sala de aula

A internet revolucionou a maneira como vivemos, seja em trabalho, vida pessoal, fazer compras, viajar etc.

Seguindo essa nova linha, muitas instituições começaram a implantar esse novo formato para suas aulas. Isso possibilitou aos professores passar o conteúdo para os alunos de uma forma mais dinâmica e interativa.

Para esse novo estilo de ensino, o vídeo em sala de aula é uma ótima opção. Assim as matérias e seus conteúdos ganham mais vida e atraem a melhor a atenção dos alunos.

Acompanhando essas tendências tecnológicas, é muito importante que as instituições se atualizem e aprendam a trabalhar com esse novo método de ensino.

A seguir, te mostrarmos razões simples para você começar a utilizar vídeos em sala de aula.

1 –  Há muitas opções para escolher

A internet já sabe que o audiovisual atrai e torna o ensino mais dinâmico e compreensível aos alunos. Por isso, ela já faz parte da vida de muitos professores e instituições.

Pensando nisso, muitos portais de educação e profissionais de ensino disponibilizam esses materiais educativos em forma de vídeo. Sendo assim, esses materiais podem ser aproveitados para complementar o conteúdo em sala de aula.

2 – O audiovisual atrai a atenção e impacta os alunos.

Uma das coisas que tornam os vídeos mais atraentes é o seu conteúdo audiovisual, ou seja, sua mensagem é transmitida através de sons e imagens.

Os sons trazem mais dinâmica às imagens, além de possibilitar o uso de narrações e diálogos para explicar o conteúdo com mais clareza. Enquanto isso, a parte visual ilustra o que está sendo contado, permitindo que os alunos possam visualizar a cena.

3 – O vídeo em sala de aula estimula a criatividade

Usar os vídeos como uma forma de avaliar os alunos é uma inovação. Para fazer seus vídeos, os alunos precisarão ter criatividade e pensar em formas diferentes e dinâmicas de passar o que eles querem dizer e de chamar a atenção de seus colegas.

4 – É fundamental entender a tecnologia para inovar

Entender a tecnologia é essencial para inovar na educação. Conhecer melhor como funcionam suas ferramentas e recursos passa uma segurança aos alunos na hora de entender o conteúdo.

5 – O vídeo é acessível a todos

É essencial que sua instituição saiba lidar com alunos com necessidades especiais. 

O vídeo em sala de aula é acessível a essas pessoas. Tem muito material em vídeo com audiodescrição, para os alunos que não enxergam. E para aqueles com deficiências auditivas, basta habilitar as legendas para que eles também possam entender todo o conteúdo do vídeo.

Os alunos com (TDAH) ou no espectro autista podem ter dificuldades para se concentrar na aula. Os vídeos atrairão a atenção deles de uma forma mais dinâmica, ajudando-os a entender melhor o conteúdo.

Embora a tecnologia possa revolucionar, o poder sobre ela está em suas mãos.

Não é sobre o que a tecnologia pode fazer. Mas é sobre o que você pode fazer com a ela.