3 razões para usar vídeos em sala de aula

Atividades que buscam explorar os sentidos dos jovens tem maior chance de atraí-los do que às formas tradicionais. Por isso os vídeos em sala de aula estão sendo incluídos na escola durante o ano letivo. Isso é realmente eficaz ou é apenas uma forma de  entretenimento?

O vídeos são um ótimo recurso para potencializar o aprendizado de jovens e crianças.

Por isso, não deve ser apenas utilizado para preencher aulas mas ter um propósito em classe.

 01) Torna o aprendizado mais criativo

Alguns professores utilizam da tecnologia para passar seu conteúdo.

Há várias maneiras pela qual o aluno pode aprender: através das aulas, materiais didáticos, e livros, além do espaço virtual que são através dos vídeos.

 Através dos meios audiovisuais que trazem as imagens, são importantes pois além de facilitar a parte do professor torna o aprendizado do aluno mais eficaz.

 02) Os vídeos potencializam o aprendizado através da visão

De acordo com estudo, existem impactos diferentes nas formas como são expostos os conteúdos.

Partindo dos cinco sentidos, há uma pesquisa que revela a eficácia da aprendizagem: através da visão chega a 83%, pela audição chega a 11%, enquanto que nos outros três sentidos o percentual é de 6%.

Os métodos de ensino precisam ser variados, para que as informações não se percam.Para entender melhor, depois de 3 horas de aula oral, apenas 70% dos dados ficam retidos na memória, e passados 3 dias esses dados não passam dos 10%.

Animações costumam atrair a atenção das crianças, enquanto que filmes e documentários despertam a atenção dos adolescentes e jovens. 

 03) Complementa as discussões do professor 

Imagine que você está em uma aula de ciências e o professor passa um vídeo sobre o sistema respiratório. Esse conteúdo audiovisual facilita a sua compreensão sobre o assunto.

A intenção é utilizar os vídeos para complementar a explicação do professor.

Que tal começar a incluir os vídeos na sua sala de aula?