Como criar cursos online e trabalhar na internet

Se você quer realizar seu sonho de trabalhar por conta própria, está no guia certo!
muitas pessoas também têm trocado os mesmos empregos para investir no empreendedorismo digital. Entre muitas oportunidades que a internet oferece, criar cursos tem sido uma ótima idéia!

Já é comum pessoas desistirem fácil, mas, para ter sucesso, é necessário ter FOCO e ser bastante profissional.

Você não vai precisar daqueles cenários espetaculares, equipamentos caros ou aquelas edições profissionais, é só seguir alguns passos que vão te trazer resultados ótimos!

Passo a passo para criar seu curso online

Escolha seu nicho
A primeira coisa que você tem que fazer é escolher o nicho para o qual você vai direcionar o curso online. Nenhuma empresa consegue alcançar todas as pessoas, mesmo que ela seja grande, se você souber a necessidade do público, você consegue pensar em estratégias direcionadas e conteúdos que agregam valor para essas pessoas.

Para quem está começando agora e não tem muitos recursos, fica a dica: quanto mais restrito for o nicho, mais fácil será elaborar uma comunicação de afirmação e atrativa.

Defina sua persona
Quando definir o nicho, você já terá uma noção de qual parte do público você quer atingir com suas estratégias de comunicação. Mas, se quer resultados melhores, o ideal é limitar o seu público para você compreendê-lo melhor.

Para criar a persona, é importante focar na preferência dos clientes, principalmente relacionadas às compras, valores morais, estilo de vida, personalidade e outros fatores.

Estude seus adversários
Para você conseguir se destacar no mercado é necessário saber de tudo sobre a sua concorrência para investir em produtos e serviços diferenciados.

Se você já sabe ou se você descobrir o que desperta interesse no público, é possível adaptar o seu negócio para tentar atrair esses consumidores. não é indicado que você simplesmente copie as estratégias, tudo deve ser repensado de acordo com as particularidades do seu curso.

Estudando os seus concorrentes você ainda consegue analisar suas falhas e perceber quais demandas dos consumidores não estão sendo atendidas.

Escolha o formato
Para quem está começando agora, pode ser um pouco difícil decidir qual formato usar para compartilhar o conteúdo. Entre os existentes, os mais indicados na hora de criar cursos online são as videoaulas ou os e-books, porque são formatos facilmente acessíveis para os usuários e que permitem uma boa assimilação das informações.

E-books
Os e-books são livros digitais. O formato permite inclusão de imagens, infográficos e conteúdos que melhorem a comunicação e enriqueçam o material.

Uma das vantagem de criar cursos online no formato de e-books é a facilidade do desenvolvimento, já que precisa somente do conhecimento e de uma boa ferramenta de edição de texto.

Para que o produto tenha qualidade, é essencial ter agilidade na comunicação escrita, já que a linguagem do e-book deve ser totalmente compreensível para passar as informações de maneira simples, clara e completa.

Videoaulas
se você é extrovertido e não tem vergonha mesmo, pode optar também por criar cursos online em videoaulas. Por ser um formato um pouco mais difícil e exige um nível maior de produção. mas não estamos falando de nada muito caro ou complicado, tá? É só ter o conhecimento, uma câmera, um microfone e um cenário iluminado para começar a gravar seus cursos online.

Uma vantagem é o fato dos conteúdos em vídeos serem facilmente entendidos pelo público. seria ótimo para os alunos memorizarem a aula se você fizer dinâmicas.

Defina o preço
Sabemos que essa tarefa pode ser um pouco complicada para algumas pessoas, principalmente para quem ainda está no início do empreendedorismo digital. mas, existem alguns detalhes que vão te ajudar a calcular o preço ideal de seu curso online!

Para começar, é importante considerar todo o custo que você teve na criação do seu produto, desde a produção até as estratégias de marketing usadas. Além disso, você deve analisar o mercado para saber como está a procura e a oferta pelo que você está oferecendo. Não adianta colocar um valor muito alto para um produto que está sendo ofertado se ele é comum, porque os consumidores podem encontrar opções mais baratas nos concorrentes. Da mesma forma como não é interessante cobrar muito barato por algo que é único. Nesses períodos, seu produto é valorizado e mesmo com um custo alto, vai atrair os consumidores por falta de outras opções no mercado.

Observe quão importante e útil o seu produto é para às pessoas. Se eles são solução, então às pessoas darão valor a ele.

Escolha a plataforma
Quando chegar nesse passo, você já está com o conteúdo bem elaborado e com todos os preços, então, já está na hora de escolher a melhor plataforma EAD para suas aulas online. Existem várias opções disponíveis e cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens específicas.

Divulgue seu curso
Agora você já sabe criar um curso online, então, chegou a hora de aprender como divulgar as suas aulas e começar a atrair clientes.

Não adianta nada seguir todo esse passo a passo, criar um material incrível e, depois, não conseguir alcançar a audiência desejada, não é ? Vamos dar algumas estratégias de divulgação de produtos para te ajudar a selecionar a dica ideal para seu negócio. Neste momento, é preciso focar nas estratégias que atinjam os canais de comunicação e redes sociais mais acessados pelo público que você planeja alcançar.

Crie um blog
Você pode criar um blog para compartilhar conteúdos que agreguem valor ás pessoas. Dessa maneira, você demonstra conhecimento no assunto, se torna autoridade em seu nicho e adquire a confiança dos usuários.

Crie um canal no YouTube
Como citamos anteriormente, os conteúdos em vídeos são fáceis de serem consumidos pelos usuários.

O seu canal no YouTube não pode ser um mar de propagandas, mas sim uma ferramenta para crescer sua audiência e demonstrar que seu conhecimento pode ajudar as pessoas a resolverem suas dúvidas e problemas.

Use as redes sociais
Agora que você sabe em quais redes sociais seu público está mais presente, mantenha seus perfis ativos e sempre atualizados.não esqueça de usar imagens, infográficos e vídeos para ficar mais dinâmica a comunicação com o público e para fazer suas publicações mais interessantes.

Encaminhe e-mail marketing
Como a maioria das pessoas tem uma conta de e-mail é possível alcançar um público maior ao usar essa ferramenta.

Quando conseguir uma base de contatos, você precisará apenas escolher uma ferramenta de disparo de e-mails e começar a nutrir o relacionamento com a audiência. O ideal é que você comece encaminhando diversos conteúdos até chegar o momento de ofertar seu produto diretamente.

Invista em anúncios pagos
O importante é fazer um anúncio que venda bem seu produto e conseguir exibi-lo em canais que são bem acessados por sua persona.

Pronto para criar cursos online?
É claro que você pode e deve investir cada vez mais em seus cursos, mas para dar o primeiro passo você já tem tudo o que precisa.

Boa Sorte!